Se você quiser cooperar financeiramente com este serviço à Igreja...

Ou Itau ag 8552 cc 06984-4 (...) Bradesco ag 093 cc 0172396-0 (...) cpf 696744368-68

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Igreja inclusiva

Igreja inclusiva



Há muitos falando em igreja inclusiva. 


É preciso perceber a diferença entre igreja e comunidade, ou, melhor, comunidades. 


No Novo Testamento, mais propriamente nos apóstolos, a igreja começa sendo apresentada como o corpo de Cristo, composta por quem recebe fé e, portanto, habitado pelo Espírito Santo, nasce de novo, tornando-se súdito do reino de Deus. 


Rapidamente, entretanto, os apóstolos começam a compreender que a igreja, corpo de Cristo não pode ser confundida com as diversas comunidades que se entendem cristãs. 


Compreenderam que a religiosidade humana não precisa ter nada a ver com Deus e suas demandas, que a religiosidade pode ser a prática mórbida da auto-redenção, onde o ser humano se autojustifica a partir de supostas práticas, geralmente, de ordem moral ou ética, que o colocam num patamar superior aos demais mortais, fazendo, assim, jus à eleição divina. 


E constaram isso numa época em que se dizer cristão poderia ser muito perigoso.


E essa conclusão foi ratificada por Jesus que, ao escrever às sete igrejas, como registrado no Apocalipse, fez questão de mencionar que se dirigia à quem tivesse ouvidos para ouvir, deixando claro que as comunidades cristãs não são, necessariamente, o corpo de Cristo. 


Estar filiado a comunidade cristã não significa fazer parte da igreja de Cristo. 


Pouco a pouco foi ficando claro que os filhos e filhas do Deus Triuno só o próprio Deus conhece. 


Paulo começou a nos advertir disso quando trouxe à tona que o verdadeiro israelita era o circuncidado de coração, fazendo eco à grita dos profetas. 


Como dito acima, muitos estão falando em igreja inclusiva, confundindo a Igreja com as comunidades. 


Só o Pai inclui seres humanos na Igreja, corpo de Cristo. 


É o pacto da Trindade: Cristo fez a expiação que abrange toda a humanidade, o Pai chama quem decidiu chamar, supõe-se, que segundo critérios não revelados, e o Espírito Santo, aos tais, confere a fé, ressuscita-lhes o espírito, tornando cada qual um espírito com Cristo, por meio da habitação do próprio Espírito Santo na pessoa. 


Nesse ato devolve à pessoa a sua verdadeira identidade, perdida na rebelião humana. 


Identidade que é anunciada por seu verdadeiro nome, que saberá qual é quando receber a pedra onde está registrada o seu verdadeiro nome. 


Os filhos e filhas de Deus só Deus conhece. E a Trindade só declara a filiação à pessoa que adotou. Assim, só a Trindade conhece todas as pessoas que compõem a Igreja de Cristo. E sobre fazer parte ou não desse Igreja só a pessoa pode dizê-lo, porque o Espírito Santo é quem diz a cada pessoa se ela é ou não filha de Deus. Cada pessoa, portanto, só sabe de si. Se o sabe. 


Falar que a igreja tem de ser inclusiva é dizer o que só Deus pode fazer. E que ninguém, além da própria pessoa saberá. 


Essa decisão divina é ato de Deus por sua graça, não tem nada a ver com qualquer condição prévia dessa pessoa, e não há nada que qualquer ser humano possa fazer a respeito. 


Sobra aos seres humanos a construção das comunidades, que serão construídas com base na sua teologia, onde define sua compreensão de Deus e do salvo,  na denominação a que se filiarem e nas decisões de suas respectivas assembléias. 


As comunidades evangélicas são muitas e diversas, há as restritas, as acolhedoras e as inclusivas.


Quem quer que se entenda filha ou filho de Deus pode escolher a comunidade que lhe aprouver, só não pode forçar qualquer comunidade a recebê-lo ou recebê-la, até porque isto não tem nada a ver com seu destino eterno.