2 Pedro 3:13
"Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça."
O movimento redentor de Deus, em relação à criação, é a renovação dos céus e da terra. E Deus o fará para que, finalmente, a justiça se estabeleça na criação.
Então, viver, hoje, segundo a vontade de Deus, exige que se busque que a justiça corra como um rio que nunca seca (Amós 5.24).
Segundo Amós, cap. 5, Deus queria que em Israel fosse feito juízo, isto é, que as advertências proféticas fossem ouvidas; que o pobre não fosse pisado e nem extorquido; e que o justo fosse honrado e não afligido.
E Jesus, em Mt 25.31-36, coerente com a fala profética, diz que Ele quer que os famintos sejam alimentados; que os sedentos sejam dessedentados; que os forasteiros sejam acolhidos; que os desnudos sejam vestidos; que o enfermo seja assistido; e que o prisioneiro seja tratado com dignidade.
Portanto, viver, segundo a vontade de Deus, na história, a partir do novo nascimento, como natural ao ato de pregar o Evangelho, tendo em vista que todo o movimento redentor culminará em justiça na Terra, é trabalhar em função dessa justiça, que é o padrão do Reino (Mt 6.33).
É, enquanto anunciamos o Cristo, e porque o anunciamos, trabalhar: 1- para que haja segurança alimentar e nutricional, para que todos tenham alimentação adequada; 2- para que haja saneamento básico, de modo que todos tenham acesso à água potável, e todo esgoto e todo lixo seja tratado, e o meio ambiente seja preservado; 3- para que haja política de direitos humanos, de modo que ninguém se sinta forasteiro, isto é, discriminado; 4- para que haja programa de moradia, transporte, emprego e educação, para que toda a nudez (fragilidade) humana seja coberta, e todos possam viver com qualidade de vida, que, necessariamente, passa pelo equilíbrio ambiental; 5- para que haja amplo e universal programa de saúde; e, 6- para que o sistema judiciário e prisional privilegie a dignidade humana e a igualdade entre os seres humanos.
São as boas obras dos seguidores do Cristo na história, porque os renascidos já vivem, nessa história, a partir da perspectiva dos novos céus e nova terra. #missaointegral