Se você quiser cooperar economicamente com este serviço à Igreja...

Ou Itau ag 8552 cc 06984-4 (...) Bradesco ag 093 cc 0172396-0 (...) cpf 696744368-68

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Viver Feliz!


“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”  disse Jesus de Nazaré (Jo 10.10).

Jesus diz essas palavras num contexto pastoral. Pois, ele afirma que os que vieram antes dele eram ladrões e salteadores, que vêm somente para matar, roubar e destruir. Jesus está falando de todo o que, alegando autoridade que, de fato, nunca lhe fora dada,  intentou dirigir as ovelhas do Pai.

Jesus, como pastor, dá a vida por suas ovelhas e, mais, dá vida para as ovelhas.

A vida que Jesus dá à suas ovelhas as ressuscita e elas voltam à comunhão com o Pai. Essa  vida veio no pentecoste (At 2), quando o próprio Espírito Santo veio para ser vida nas ovelhas do Cristo.

Essa vida em abundância, portanto, deve se manifestar no dia a dia das ovelhas. É como o vinho no casamento em Caná (Jo  2), que Jesus fez surgir em profusão, ao transformar cerca de 920 litros de água em vinho da melhor qualidade, para ser bebido no decorrer da festa, e, principalmente, para que houvesse festa.

Essa abundância de vida deve aparecer no dia a dia da história de cada ovelha do Cristo, porque é vida para ser vivida, como o vinho foi feito por Jesus para ser consumido. As ovelhas do Cristo vivem abundantemente, isto é, vivem dia a dia da vida dada pelo Cristo. As ovelhas do Cristo não receberam apenas a ressurreição no fim da vida, mas, a possibilidade de viver como ressurreto no dia a dia.

Jesus de Nazaré nos pastoreia para que a cada dia vivamos ressurretamente. Viver ressuretamente é viver desfrutando plenamente a vida do Cristo, logo, é viver diariamente a sua salvação. Viver ressurretamente é viver em estado de bem aventurança. É viver feliz.

Jesus nos pastoreia por meio do Livro que nos foi legado pelo Espírito Santo, e por meio das pessoas que o Espírito Santo capacita para tanto. O que, a rigor, abrange a todos. Todas as ovelhas do Cristo são apascentadores uns dos outros, porém, o Livro fala de pessoas especialmente capacitadas para que  esse pastoreio seja efetivo no rebanho do Cristo. Mais do que apascentar, eles devem levar todas as ovelhas do Cristo ao apascentamento mútuo, cooperando com o Espírito Santo para que todos vivam felizes. Para que todos vivam plenamente, dia a dia, a salvação que receberam do Cristo, o bom pastor.

Então, todo o movimento do Espírito Santo, através de seus comissionados, e todo o conteúdo do Livro são para que cada ovelha do Cristo viva feliz, ou seja, desfrute plenamente a sua salvação.

O que é viver feliz? Viver feliz é viver a vida do Cristo e da vida do Cristo. Como a vida transcorre dia a dia, situação por situação, viver feliz é, em situações diferentes, viver sempre, em Cristo, a vida do Cristo,  é saber viver em estado de salvação a cada momento.

A Bíblia, que é o meio, através do qual o Espírito Santo pastoreia as ovelhas do Cristo,  é que ensina o que significa viver feliz a cada momento, apesar do momento.

Ser salvo é ter recebido a vida do Cristo, pela habitação do Espírito Santo. A vida do Cristo concede às suas ovelhas a vida abundante. Ter vida abundante é ser feliz.  Ser salvo é ser feliz. Parafraseando a fala do Cristo: Eu vim para que sejam felizes e vivam felizes a cada dia. Ser salvo é um ato divino, viver feliz é fruto de ter aprendido a viver a partir desse ato divino, na força divina dessa salvação.