Se você quiser cooperar financeiramente com este serviço à Igreja...

Ou Itau ag 8552 cc 06984-4 (...) Bradesco ag 093 cc 0172396-0 (...) cpf 696744368-68

terça-feira, 12 de março de 2013

Salmo 005


Por Ariovaldo Ramos

Davi resiste a Saul.
1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende aos meus gemidos.
Davi sabe o quanto precisa de ajuda.
2 Atende à voz do meu clamor, rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.
Davi sabe que é de Deus que é súdito.
3 Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor; pela manhã te apresento a minha oração, e vigio.
Davi sabe quem o ouve, e que tipo de vida deve viver.
4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
Davi sabe do caráter Deus.
5 Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade.
Davi sabe que Deus não pactua com os maldosos independente do “status” destes.
6 Destruís aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina.
Davi sabe do juízo divino.
7 Mas eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
Davi honra a Deus por seu caráter.
8 Guia-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana diante de mim o teu caminho.
Davi pede direção na batalha contra a maldade.
9 Porque não há fidelidade na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
Davi sabe das artimanhas sedutoras dos maus.
10 Declara-os culpados, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti.
Davi entrega os maus ao juízo divino.
11 Mas alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome.
Davi sabe que a misericórdia de Deus é a fonte da alegria dos crentes.
12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo; tu o circundas do teu favor como de um escudo.

Davi sabe que os justos não precisam ter medo, não importa o que aconteça.

***


Saul persegue Davi porque ao desobedecer Deus perdeu o direito ao trono de Israel.

Deus escolheu Davi, e como Saul não pode lutar contra Deus, luta contra o seu escolhido.

Davi poderia capitular e se submeter à Saul, considerando Saul problema de Deus.

Davi decide obedecer ao chamado de Deus.

Obedecer a Deus é enfrentar Saul. Obedecer a Deus é enfrentar aos desobedientes na sua injustiça.

Davi sabe que Deus toma partido da justiça, e que, portanto, se identifica com os injustiçados.

Davi ora com a espada na mão, e pede que o Senhor o guie nessa luta contra o mal.

Davi considera os inimigos de Deus como seus inimigos. Ele não os ataca, ele os resiste.

Tomar partido de Deus na história é enfrentar a injustiça em todas as suas manifestações.

Deus espera que os seus protegidos, ou seja, aqueles que não precisam temer a morte, façam isso.

Julgar seres humanos é problema de Deus, lutar pela justiça, na história, é problema dos filhos de Deus.