Se você quiser cooperar financeiramente com este serviço à Igreja...

Ou Itau ag 8552 cc 06984-4 (...) Bradesco ag 093 cc 0172396-0 (...) cpf 696744368-68

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Nome

Portanto , vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

O nome, por definição, individualiza por identificar e tornar um ser exclusivo e único entre os seus pares.

O nome, por identificar e tornar exclusivo, também, circunscreve e limita, deixando claro que se está diante de um ser que tem extensão mensurável, o que, se, de um lado, lhe garante espaço, de outro lado, o delimita, impedindo-o de tomar mais do que o espaço que lhe cabe.

E esse é o ponto: só quem tem par, quem tem semelhante, e quem, portanto, necessita de delimitação, para ter garantido o seu espaço, é que precisa, para poder ser distinto, de um nome.

Quando Moisés perguntou, a O DEUS, qual o nome pelo qual era conhecido, revelando o seu nível de ignorância quanto a QUEM o seu povo invocava, DEUS disse: EU SOU O QUE SOU! (Ex 3.13-15)

SER O QUE É, não é um nome, porque, ao invés de limitar, expande e toma todo o espaço.

O DEUS tem um nome que não particulariza e que não define, por que O DEUS não cabe em um nome. O DEUS não pode ser contido.

O DEUS, então, esclarece a Moisés de que, para sempre, será conhecido como o que se relaciona com os homens, a começar pelos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó.

Meditação: O "nome não nome" dO DEUS o declara todo abrangente, infinito, incontível, incomparável e iniqualável. Ele não pode ser invocado como se fosse um entre outros.

Oração: Ó Senhor, tu que é O DEUS, em quem está e é sustentado todo o Universo, aceite, por graça a adoração deste humilde e circunscrito ser que em ti existe e de ti subiste. Em nome de JESUS, amém!(c)ariovaldoramos



- Posted using BlogPress from my iPad